Post Page Advertisement [Top]

Heróis da Fruta

70.357 alunos candidatos a «Heróis da Fruta» para prevenir obesidade infantil nas escolas


A terceira edição do projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil – entra hoje, dia 15 de outubro de 2013, na sua 1ª etapa e inclui um programa educativo de intervenção motivacional com o objectivo de aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos, contribuindo para a prevenção da obesidade infantil e das restantes doenças associadas.


No ano letivo 2013/2014 serão abrangidos por esta iniciativa gratuita 70.357 alunos de 3.253 turmas de 1.159 creches, pré-escolar, jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O arranque oficial foi assinalado esta manhã, com uma visita à Escola Básica e Jardim de Infância Birre nº2 no Cobre em Cascais, que implementa pela primeira vez, este projeto.


Mário Silva, Presidente e fundador da APCOI, que também esteve presente neste arranque oficial afirma que “esta terceira edição do projeto Heróis da Fruta superou todas as expectativas da organização. Nesta edição a APCOI conseguiu envolver mais crianças do que o total das duas edições anteriores juntas. Um número que só foi possível de alcançar devido ao envolvimento das diversas autarquias que este ano letivo se associaram a esta iniciativa.”


De 15 de outubro de 2013 a 24 de Janeiro de 2014, os professores e educadores expõem na sala de aula o «Quadro de Mérito dos Heróis – Hoje Comi Fruta» e sempre que um aluno comer uma porção de fruta ao lanche deverá assinalar junto ao seu nome uma estrela de «Herói da Fruta» como forma de recompensa imediata pelo comportamento correcto.


Em cada semana, os professores são convidados a explorar diversos temas, através de fichas de trabalho e planos de atividades para realizar em aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições importantes sobre saúde, alimentação, culinária, agricultura, atividade física, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes na escola, mas também em casa.


Finalmente, todas as turmas terão de inventar uma letra para o «Hino da Fruta» e enviar um video criativo com os alunos a cantá-lo. Os vídeos estarão disponíveis para votação do público de 10 de Fevereiro até 10 de Março de 2014, no endereço www.heroisdafruta.com. Os 60 «Hinos da Fruta» mais votados serão analisados pelo júri que escolherá três vencedores. O júri escolherá ainda mais um hino vencedor de entre os que não chegarem a finalistas.


As escolas premiadas no desafio "Hino da Fruta" recebem a visita da APCOI com a "Festa dos Super-Heróis da Fruta" que inclui uma peça de teatro-interativa para comemorar a importância que


estes alimentos têm para a saúde das crianças, entre outras surpresas.


Nesta manhã, estiveram presentes vários convidados especiais, desde representantes de autarquias ou outras entidades parceiras e algumas figuras públicas das artes e do desporto:


Pedro Morais Soares, Presidente da União das Juntas de Freguesia Cascais e Estoril


Conceição Noronha e Gertrudes Farião, Representantes da Câmara Municipal de Setúbal


Carla Andrino, Actriz e Psicóloga


Sónia Lopes, Bi-campeã Ibérica 24 horas BTT


Sara Carmo, Campeã de Portugal em Absolutos, Vela


Bernardo Freitas, Velejador da equipa ROFF/Cascais Sailing Team

Bottom Ad [Post Page]