Post Page Advertisement [Top]

Heróis da Fruta

APCOI visita duas escolas dos Açores vencedoras do projeto “Heróis da Fruta”

Cerimónia oficial de entrega de prémios decorreu na semana passada e contou com a presença de Daniel Bazan, Cônsul dos EUA nos Açores

 


 A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil visitou, na passada semana, duas escolas dos Açores, o Colégio do Castanheiro de Ponta Delgada e o Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. – Bernardo Manuel Silveira Estrela, vencedoras da iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável Médis 2013-2014”. Nesta digressão até à ilha de São Miguel, esta associação, sem fins lucrativos, presenteou todos os alunos com uma grande festa para celebrar o sucesso num dos principais objetivos do projeto: sensibilizar as famílias e a comunidade escolar, através da música, para a necessidade de adotar hábitos alimentares mais saudáveis, sobretudo no que se refere ao consumo diário de fruta, de modo a contrariar a estatística nacional deste consumo, que é apenas de “2% nas crianças até aos 8 anos de idade” (FONTE: COSI 2008). A animação foi garantida com "Vira-Vento" o palhaço mais saudável do país e a participação de várias mascotes infantis: Sushi, Yago e DJ Tec Tec. A cerimónia oficial de entrega dos diplomas às crianças contou com a presença de ilustres convidados, entre os quais o cônsul dos EUA nos Açores, Daniel Bazan.




Os 159 alunos do ensino básico e pré-escolar do Colégio do Castanheiro em Ponta Delgada e os 120 alunos  do Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. – Bernardo Manuel Silveira Estrela, na Ribeira Grande, receberam no seu recinto escolar a «Super Festa dos Heróis da Fruta», na passada quarta-feira e quinta-feira, respetivamente. Este espectáculo teatral interactivo, contou com diversos animadores e mascotes infantis que relembraram às crianças quais os principais mandamentos dos "Heróis da Fruta" através de jogos pedagógicos e atividades promotoras de atividade física. No final, os alunos receberam frutas, t-shirts, bonés, puzzles, balões, entre outras ofertas saudáveis!




As celebrações tiveram inicio com a cerimónia oficial de entrega dos Diplomas aos alunos vencedores que contou com a participação de ilustres convidados, nomeadamente:




Colégio do Castanheiro - 11 de junho




Dr. Fernando Marques Fernandes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada




Dr. Rui Guilherme Pacheco, Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro






 




C.A.S.A. – Bernardo Manuel Silveira Estrela - 12 de junho




Dr. Daniel Bazan, Cônsul dos EUA nos Açores




Dr. Alexandre Branco Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande


Dr. Mário José Coelho Furtado, Presidente da Junta de Freguesia de Matriz




 

Depois da entrega dos diplomas, seguiu-se a apresentação dos "Hinos da Fruta" vencedores, músicas dedicadas à importância da fruta para uma alimentação saudável, cuja letra foi criada pelas escolas, e cantada pelos próprios alunos.




Esteve também presente, Dr. Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, que elogiou o aumento da participação dos alunos da região açoriana nesta edição do projeto: “Na primeira edição tivemos 10 escolas do arquipélago inscritas no projeto, este ano tivemos 35, das quais se destacaram estas duas vencedoras a nível nacional, entre 1.159 estabelecimentos de ensino participantes. Os Açores estão, sem dúvida, de parabéns!”.








A digressão dos "Heróis da Fruta" pelas escolas vencedoras prolonga-se até ao final do ano letivo, nas seguintes datas: Braga, Fafe, JI Montelongo - 23 de junho




No ano lectivo 2013-2014 este projecto envolveu um total de 70.357 alunos de 3.253 turmas de 1.159 creches, pré-escolar, jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.




Nos últimos meses, as escolas concluíram diversas etapas com várias atividades entre as quais se incluiu um programa educativo de incentivo ao consumo da fruta, desenvolvido pela APCOI e implementado nas salas de aula em colaboração com os professores e educadores. Durante uma dessas etapas, as escolas convidaram os adultos a participar nesta iniciativa através do seu voto nos "Hinos da Fruta", ou seja, nas canções criadas pelas crianças com o propósito de partilhar as importantes lições sobre alimentação saudável que aprenderam ao longo do projeto.




«Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável 2013-2014», é um projeto desenvolvido gratuitamente nas escolas pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, apoiado pela Médis como mecenas principal e pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal como mecenas oficial, entre outros parceiros.

Bottom Ad [Post Page]