Músicos Portugueses aderem ao projeto “Heróis da Fruta”



João Gil, Ana Bacalhau (Deolinda), Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e também o cantor infantil Avô Cantigas aceitaram o desafio da APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil para avaliarem os "Hinos da Fruta" criados pelas escolas participantes na 4ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, no ano letivo 2014-2015. Esta iniciativa gratuita que a APCOI promove desde 2011, inclui um programa de educação para a saúde que utiliza a música como veículo para transmitir importantes lições sobre alimentação saudável não só às crianças, mas também às suas famílias. O principal objetivo deste projeto é aumentar o consumo diário de fruta em idade escolar, tendo em conta que a nível nacional apenas 2% das crianças até aos 10 anos ingere fruta fresca todos os dias, segundo dados do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil (COSI:2008) elaborado pela OMS (Organização Muncial de Saúde) e pelo INSA (Instituto Nacional de Saúde). Uma realidade alarmante, já que estes alimentos têm nutrientes insubstituíveis, pelo que o seu baixo consumo promove o aumento de problemas de saúde relacionados com maus hábitos alimentares, nos quais se inclui a obesidade, logo desde a infância.

A apresentação oficial do Júri da 4ª edição do projeto “Heróis da Fruta” foi assinalada esta manhã, na Confraria de São Vicente de Paulo, em Carnide, com a presença de alguns destes músicos.

Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram a participação de 136.205 alunos, a APCOI volta às escolas para continuar a prevenir a obesidade infantil e as restantes doenças associadas. Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, referiu nesta apresentação que “logo na primeira edição o nosso projeto aumentou o consumo de fruta das crianças em mais de 20%” e que o segredo para manter as crianças motivadas é “a combinação de conteúdos pedagógicos desenvolvidos por especialistas com as mais divertidas ferramentas de aprendizagem, entre as quais se incluiu a música. E é aí que começa o papel deste grandioso Júri composto por nomes de referência do panorama musical português”.


Entre os vários desafios ao longo do ano letivo que permitem às crianças ganhar prémios como recompensa pela adoção de comportamentos saudáveis, inclui-se a competição nacional dos “Hinos da Fruta”, na qual as turmas têm de inventar uma letra e gravar um videoclip que transmita aos encarregados de educação a importância de consumir fruta diariamente.


“Os vídeos estarão disponíveis para votação do público no site www.heroisdafruta.com que determinará os finalistas, mas é ao Júri que cabe a difícil tarefa de escolher as letras mais originais e os videoclips mais criativos. Finalmente, serão escolhidos 3 vencedores entre os finalistas e ainda um outro vencedor entre os hinos menos votados pelo público”, acrescenta Mário Silva.


A participação de todos os estabelecimentos de ensino é gratuita e constitui ainda uma candidatura aos prémios individuais e coletivos: diplomas de participação, medalhas de finalistas e para as escolas vencedoras uma peça de teatro interativa, entre muitas outras surpresas.


As inscrições estão abertas para jardins-de-infância, ATL's e escolas do 1º ciclo, públicas e privadas, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, através do site www.heroisdafruta.com ou pelo telefone 210961868 até 10 de outubro de 2014.


Entre os vários músicos portugueses que aceitaram o convite da APCOI, alguns quiseram mesmo deixar uma mensagem de incentivo às escolas, às crianças e às suas famílias:


Ana Bacalhau (Deolinda)

Nasceu em Lisboa a 5 de Novembro de 1978. Estudou Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas era na Música que encontrava a sua realização pessoal e profissional. Em 2006, juntamente com Pedro da Silva Martins, Luís José Martins e Zé Pedro Leitão, funda a banda Deolinda, com a qual viria a percorrer o país e o mundo.


“Fui uma criança gorda. Comia demais e mal. Por causa disso, era gozada na escola primária (aquilo a que hoje se chamaria "bullying") e sofri muito com isso. Não o sabia, quando era criança, mas aprendi como adulto que quando comemos mal, isso irá ter influência na nossa saúde por muitos e muitos anos. Talvez até para sempre. Hoje, fruto da minha profissão, que exige uma dieta equilibrada para poder ter a voz sempre hidratada e o corpo pronto a aguentar algumas horas de intenso esforço físico e emocional, como melhor e sinto-me bem. Já não suporto comer alimentos com muito açucar, nem com muita gordura. Muito menos comida processada. Prefiro vegetais e fruta. Podem-se fazer receitas deliciosas com fruta. Mas a maior delícia é sentir os benefícios que nos traz à saúde e qualidade de vida. Por isso, pedia-vos que aceitassem o meu conselho, porque ele provém da experiência: comam muita fruta e, sobretudo, divirtam-se com ela. Das cerejas façam brincos de princesa, das melancias e melões, uma escultura, misturem as suas cores vivas como se se tratasse de um desenho vosso. Não há maior benção do que viver-se uma vida plena de saúde e bem-estar.”



Vanessa Silva

A cantora, compositora e actriz portuguesa foi considerada como um caso raro mundial, tendo já várias personalidades da musica afirmado que não há muita gente que cante assim no mundo inteiro.Tornou-se conhecida do grande público quando participou no programa "Academia de Estrelas", da TVI, desde então o percurso de Vanessa tem sido dentro da música, na televisão e no teatro tendo passado algumas temporadas com Filipe La Feria protagonizando a mítica Judy Garland e a incortonável Amália Rodrigues.

"Estou muito feliz por ser júri do projeto e ajudar a escolher os hinos vencedores! Encantei-me pelos 8 mandamentos que os heróis da fruta têm de aprender, e que falam da quantidade certa de porções diárias ou até da higiene: os heróis nunca se esquecem de lavar as frutas e as mãos antes de comer. Aos pais e encarregados de educação quero reforçar a importância de cultivar, através de projetos como este, a semente dos hábitos saudáveis na educação das crianças, para mais tarde colher os bons frutos ao longo da vida dos seus filhos”



OqueStrada

OqueStrada iniciou em 2001 um poderoso movimento acústico que deu cartas para criar um novo paradigma na estética musical portuguesa. Canções como “Oxalá Te Veja”, “Creo carino” e “Se’sta Rua fosse minha” (o seu frankestein popular) giram desde essa época em gravações de culto pelo país. Conquistaram a Grande Lisboa com as suas inesquecíveis actuações tanto na rua Garret como na longa temporada que fizeram em 2006 no Teatro Nacional em pleno Rossio com lotações permanentemente esgotadas. O primeiro álbum, “TascaBeat o sonho português”, lançado em 2009 com o selo Sony Music, alcançou marca de platina e foi considerado pelo jornal Le Monde como um dos melhores na área de World Pop. Em 2012, fizeram dançar o mundo no Concerto do Prémio Nobel da Paz. Em Maio de 2014 lançaram o seu segundo disco de originais: “AtlanticBeat mad’in’Portugal”


"Ser um herói da fruta ajuda-nos a ser um herói ao longo da vida! É essencial despertar consciência nas escolas com iniciativas como esta!”


HMB

Juntos desde 2007, os HMB viram o seu álbum de estreia chegar aos lugares cimeiros do Top Nacional em 2012, no mesmo ano em que este foi lançado. Os singles “Dia D” e “Não Me Deixes Partir” estiveram no primeiro lugar do Top da Rádio Comercial, a maior rádio portuguesa, durante mais de 12 semanas no total. Desde 2012 que os HMB têm estado em tour pelo país e vão lançar o seu novo álbum, Sente, em Outubro. Depois da apresentação no início do ano da música “Talvez”, os HMB têm estado a promover o novo single “Feeling” que está a fazer subir as temperaturas das pistas de dança. Esta música é um boogie à moda dos Earth Wind & Fire e Michael Jackson que celebra a dança como direito universal, "quem dança seus males espanta". Os HMB são artistas MTV Linked e estão nomeados para Best Portuguese Act nos MTV European Music Awards.


"Para nós é um privilégio podermos associar-nos a esta causa. Usar a música para promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças é algo que nos entusiasma e do qual queremos fazer parte! Também nós nos sentimos mais motivados a comer mais fruta desde que conhecemos este projeto"


Avô Cantigas

Em 1982, já com 8 discos gravados, gravou o disco "As cantigas do Avô Cantigas". O personagem é um alter-ego do músico e foi criado por António Avelar de Pinho e Carlos Alberto Vidal para o programa "Passeio dos Alegres" de Júlio Isidro. Em 2007, como Avô Cantigas, obtém um grande sucesso com ''Fantasminha Brincalhão'' com permanência durante vários meses no top nacional de vendas. "Atchim" torna-se outro grande sucesso. Nos anos que seguintes regressa aos álbuns com "Gosto Tanto de Ti" onde contou com a participação de nomes como Mafalda Veiga, Dany Silva ou os Shout. Em 2011 é editado o álbum "É Tão Bom Sonhar". O seu mais recente trabalho é "Fungagá da bicharada" que, nos últimos meses tem sido muito bem recebido pelo público infantil de Norte a Sul do país.

"Eu admiro muito os Heróis da Fruta e todos os seus conselhos saudáveis, porque a fruta sempre foi uma coisa muito boa na minha vida!”




Amor Electro

Desde a sua estreia em disco, em 2011, os Amor Electro não têm parado de crescer, sendo, hoje, um dos principais projectos da moderna música portuguesa. Em cerca de dois anos e meio, afirmam-se como uma força maior da cena musical portuguesa, chegam ao Disco de Platina, coleccionam prémios e distinções e esgotam concertos, uns atrás dos outros, um pouco por todo o país.

“Estas iniciativas ajudam-nos a ensinar os mais pequenos a ter uma alimentação saudável desde cedo, para que as crianças de hoje se tornem Heróis saudáveis e felizes amanhã. Muito obrigado por este convite. Esperamos pelos vossos Hinos da Fruta!”


Mário Laginha

Com uma carreira que leva já mais de duas décadas, Mário Laginha é habitualmente conotado com o mundo do jazz. Porém, construiu com a cantora Maria João um projeto que é um tributo às músicas que sempre o tocaram, a começar pelo jazz e passando pelas sonoridades brasileiras, indianas, africanas, pela pop e o rock, sem esquecer as bases clássicas que presidiram à sua formação académica. Em finais de 2013, Mário Laginha e o seu Novo Trio com o guitarrista Miguel Amaral e o contrabaixista Bernardo Moreira lançaram “Terra Seca”, um disco que desbrava novos caminhos para o jazz e a música portuguesa. Atualmente encontra-se em estúdio, nos Açores, a preparar um novo disco.

“A fruta é fundamental por ser um dos alimentos que nos pode dar mais vitaminas. É muito importante também que os pais ganhem este hábito saudável e que os filhos peçam aos pais para comer fruta."



Filipe Pinto

O cantautor português, vencedor da edição de 2009 do concurso Ídolos, termina o seu curso na London Music School e regressa a Portugal com o lançamento do seu primeiro disco Cerne com o single Insónia, em Setembro de 2012. Filipe é vencedor dos prémios MTV European Music Awards 2013 em Portugal, garantindo a sua presença na cerimónia, em Amesterdão. No mesmo ano lança o projecto infantil e pedagógico “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” do qual compõe um Livro, um Jogo, um CD e um DVD que remete para a consciencialização ambiental. Actualmente promove o “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” e trabalha em estúdio para um novo álbum de originais.


“Associo-me a esta causa porque me identifico inteiramente com os valores promovidos por esta iniciativa: a música, a criatividade e cooperação entre as crianças. Comer fruta proporciona bem-estar ao nosso corpo e espírito.”


Maria João

Conhecida pela sua flexibilidade vocal e capacidade de improvisação. normalmente está associada ao jazz, embora a sua música incorpore uma mistura de folk/étnico, música brasileira, electronica, sinfónico e outros estilos. Dedicou-se ao desporto durante vários anos (chegou a ser cinturão negro de Aikido), só bastante mais tarde descobriu a sua queda para a música. Depois de fundar Quinteto de Jazz de Maria João colaborou, em 1991, com o grupo Cal Viva, de Carlos Bica e José Peixoto. Com Mário Laginha, em 1994, formou um duo. Desta parceria, podem-se destacar os álbuns “Cor” (1998) e “Lobos, Raposas e Coiotes” (1999). O álbum Chorinho Feliz, (2000), lançado em comemoração aos 500 anos da presença portuguesa no Brasil, conta com a participação de músicos como Gilberto Gil e Lenine e outros músicos como Helge A. Norbakken, Toninho Ferragutti e Nico Assumpção. Em 2003, foi a diretora da academia do programa de televisão Operação Triunfo, na RTP e no ano seguinte lançou o disco “Tralha”, com temas originais de Mário Laginha. Desde 2009 que participa no projecto OGRE e com o cantor de jazz belga David Linx.


Rita Redshoes

Iniciou o seu percurso artístico em 1996 ao integrar o grupo de Teatro ITA VERO na qualidade de baterista. Em 1997 forma com um grupo de amigos o conjunto Atomic Bees e grava o disco “love.noises.and.kisses”. Cria entretanto “Photographs”, um projecto solista em que inclui apenas canções da sua autoria. 2008 foi o ano da edição de "Golden Era", o disco de estreia de Rita Redshoes, seguindo-se "Lights & Darks" em 2010 e "Life Is a Second Of Love" em 2014, álbuns que tem apresentado um pocuo por todo o país e em concertos no estrangeiro em nome próprio e em festivais de referência como o South by Southwest (SXSW) em Austin (EUA). Ao longo da sua carreira tem vindo a colaborar com diversos músicos como David Fonseca e The Legendary Tigerman (Paulo Furtado), quer na gravação de músicas para os seus álbuns quer na criação de bandas sonoras de longas metragens como "Estrada de Palha" e “Der Schlingel – O Facínora”.


João Gil

Guitarrista e compositor português e um dos fundadores de grupos como Trovante e Ala dos Namorados. Participou no projecto Rio Grande com Rui Veloso, Vitorino, Tim e Jorge Palma em1996. Em 2002 forma os Cabeças no Ar com Rui Veloso, Jorge Palma e Tim para cantar letras de Carlos Tê. Em 2010 juntou-se a João Pedro Pais e Rita Redshoes, como porta voz da Associação Fonográfica Portuguesa no combate à pirataria na Internet. Em 2012 forma o Quinteto Lisboa. É lançada uma missa da sua autoria.


Frankie Chavez

Um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, tendo vindo a ser referido como a mais recente revelação blues do Sul da Europa. A sua música, conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num blues/folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos. Nos últimos meses tem apresentado o segundo álbum Heart & Spine em diversos concertos: festivais Rock in Rio Lisboa, Super Bock Super Rock, Summer Opening, na Madeira, e uma digressão por Itália. Multi-intrumentista, Frankie Chavez mune-se de várias guitarras com diferentes afinações, de uma bateria improvisada e de vários pedais de efeitos.



Qual a mecânica da fase motivacional do projeto “Heróis da Fruta”?


A partir de 14 de outubro de 2014, os professores e educadores expõem na sala de aula o «Quadro de Mérito – Hoje Comi Fruta» e sempre que um aluno comer uma porção de fruta ao lanche assinala junto ao seu nome uma estrela de «Herói da Fruta» como forma de recompensa imediata pelo comportamento correcto. Além disso, a cada semana, os professores são convidados a explorar diversos temas, através de fichas de trabalho e planos de atividades para realizar com a turma, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ensinam ainda às crianças outras lições importantes sobre saúde, alimentação, culinária, agricultura, atividade física, respeito pelo ambiente e auto-estima, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes na escola, mas também em casa.


Porque é que a fruta é tão importante?


Um pouco por todo o mundo, as crianças estão cada vez mais relutantes em relação ao consumo de frutas e vegetais. Em Portugal, segundo o Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil (COSI:2008) elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), apenas 2% das crianças come fruta fresca diariamente. Uma realidade alarmante, já que estes alimentos têm nutrientes insubstituíveis, pelo que o seu baixo consumo promove o aumento de problemas de saúde relacionados com maus hábitos alimentares, nos quais se inclui a obesidade, logo desde a infância.


A obesidade infantil é um problema em Portugal?


Em Portugal, uma em cada três crianças tem excesso de peso ou obesidade infantil, segundo os dados de 2010 do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil (COSI:2008) elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Nos últimos 33 anos, a taxa de crianças obesas e com excesso de peso aumentou 47% em todo o mundo, segundo o estudo mais recente do Instituto para a Avaliação e a Métrica da Saúde (IHME) da Universidade de Washington. A obesidade é considerada uma doença crónica que está associada ao desenvolvimento de outras patologias graves e irreversíveis tais como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e vários tipos de cancro.


De que forma a fruta pode ajudar a prevenir a obesidade infantil?


O consumo diário de frutas e legumes é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. É, por isso, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram diariamente pelo menos três porções de fruta. Por outro lado, a prevenção é sempre o melhor remédio e educar é prevenir. Desta forma, ensinar às crianças importantes lições sobre alimentação saudável é essencial para combater a obesidade infantil e as restantes doenças associadas.