Post Page Advertisement [Top]

Heróis da Fruta

Alunos do Samouco recebem diplomas de “Heróis da Fruta”


A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil visitou esta semana a escola EB1 do Samouco em Alcochete, uma das vencedoras do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável Médis 2013-2014” e presenteou todos os alunos com uma grande festa para celebrar a importância da fruta na alimentação diária. A APCOI vai ainda visitar até ao final do ano letivo as restantes quatro escolas vencedoras que tiveram mais sucesso num dos objetivos principais do projeto, que era sensibilizar as famílias e a comunidade escolar através dos “Hinos da Fruta” para a necessidade de adotar hábitos alimentares mais saudáveis, sobretudo no que se refere ao consumo diário de fruta, de modo a contrariar a estatística nacional deste consumo, que é apenas de “2% nas crianças até aos 8 anos de idade” (FONTE: COSI 2008).


As crianças do 1º ciclo da escola EB1 do Samouco, em Alcochete, receberam no seu recinto escolar a «Super Festa dos Heróis da Fruta» um espectáculo teatral interactivo, onde animadores e mascotes infantis relembraram às crianças quais os principais mandamentos dos "Heróis da Fruta" através de jogos pedagógicos e atividades promotoras de atividade física. No final, os alunos receberam uma peça de fruta, entre outras ofertas saudáveis!


Antes da festa, realizou-se a cerimónia oficial de entrega dos Diplomas aos 136 Heróis da Fruta vencedores que contou com a participação do Conselheiro Adjunto da Embaixada dos EUA em Portugal, Scott Hartmann e com a participação da Vereadora da Educação do Município de Alcochete, Dra. Susana Custódio.


Esteve também presente, Dr. Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, que elogiou o envolvimento dos alunos do distrito de Setúbal nesta edição do projeto: “Estamos ainda a avaliar os resultados deste ano, mas podemos afirmar que as escolas de Setúbal se destacam pela positiva”.


A digressão dos "Heróis da Fruta" pelas escolas vencedoras prolonga-se até ao final do ano letivo, nas seguintes datas: Faro, Tavira, EB Horta do Carmo - 28 de abril; Açores, Ponta Delgada, Colégio do Castanheiro - 11 de junho; Açores, Ribeira Grande – C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela - 12 de junho; Braga, Fafe, JI Montelongo - 23 de junho


No ano lectivo 2013-2014 este projecto envolveu um total de 70.357 alunos de 3.253 turmas de 1.159 creches, pré-escolar, jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.


Nos últimos meses, as escolas concluíram diversas etapas com várias atividades entre as quais se incluiu um programa educativo de incentivo ao consumo da fruta, desenvolvido pela APCOI e implementado nas salas de aula em colaboração com os professores e educadores. Durante uma dessas etapas, as escolas convidaram os adultos a participar nesta iniciativa através do seu voto nos "Hinos da Fruta", ou seja, nas canções criadas pelas crianças com o propósito de partilhar as importantes lições sobre alimentação saudável que estas aprenderam ao longo do projeto.


_PAZ7858


_PAZ7920


_PAZ8160


Scott_Hartmann_

Bottom Ad [Post Page]