Post Page Advertisement [Top]

Heróis da Fruta

APCOI anuncia vencedores da iniciativa "Heróis da Fruta" 2013/2014

Já são conhecidos os vencedores do projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável 2013-2014». Sem qualquer ordem entre si, as 5 escolas vencedoras desta 3ª edição da iniciativa promovida pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil são: EB1 Samouco de Alcochete, EB Horta do Carmo de Tavira, Colégio do Castanheiro de Ponta Delgada, C.A.S.A. (Centro de Apoio Social e Acolhimento) Bernardo Manuel Silveira Estrela de Ribeira Grande e Jardim de Infância de Montelongo de Fafe.


O anúncio foi feito depois de o Júri analisar a criatividade das letras e dos vídeoclips de todos os hinos da fruta candidatos e escolher não 4, como previsto, mas antes 5 vencedores. Foram selecionados 3 vencedores entre os 60 finalistas e ainda outros 2 vencedores em ex aequo entre os hinos menos votados pelo público.


Foram ainda atribuídas 10 menções honrosas a escolas que apesar de não serem vencedoras se distinguiram com mérito pela qualidade das suas letras, dos seus vídeos ou pela enorme participação dos encarregados de educação na votação pública dos hinos da fruta. Sem qualquer ordem entre si, as 10 menções honrosas desta edição foram atribuídas a:


Escola Básica do 1º Ciclo da Venda do Pinheiro – Mafra, E.B.1 J/I Santo António - Vila Real Santo António, Jardim dos Pequeninos, Mafamude - Vila Nova de Gaia, E.B.1/J.I. de Leirós, Pedroso - Vila Nova de Gaia, Jardim de Infância "A Colmeia" – Lagoa, Externato S. João de Brito (Ed. Infantil Pinheiro Manso), Ramalde – Porto, EB1 do Castelo - Agrupamento Figueira Mar, Buarcos - Figueira da Foz, Jardim de Infância de A-da-Gorda, – Óbidos, Escola Básica de S. Miguel – Vizela e Santa Casa da Misericórdia de Boticas.


Esta edição do projeto «Heróis da Fruta» contou com 70.357 alunos inscritos de 3.253 turmas de 1.159 estabelecimentos de ensino de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Nos últimos meses, as escolas concluíram diversas etapas com várias atividades entre as quais um programa educativo de incentivo ao consumo da fruta, desenvolvido pela APCOI e implementado nas salas de aula em colaboração com os professores e educadores. Durante uma dessas etapas, as escolas convidaram ainda os adultos a participar nesta iniciativa através do seu voto nos "Hinos da Fruta", ou seja, nas canções criadas pelas crianças com o propósito de partilhar as importantes lições sobre alimentação saudável que estas aprenderam ao longo do projeto.


Os alunos vencedores receberão até ao final do ano letivo «A Super Festa dos Heróis da Fruta» na sua escola, uma peça de teatro interativa para celebrar a importância da fruta na alimentação diária dos mais novos. A APCOI enviará ainda nas próximas semanas “cartazes comemorativos” para as escolas finalistas, para as escolas vencedoras e para as escolas distinguidas com menções honrosas. Além destes, serão também disponibilizados outros prémios, através da área reservada aos professores e educadores no site www.heroisdafruta.com, nomeadamente: medalhas personalizadas para os alunos das 60 escolas finalistas e ainda diplomas de participação para todas as restantes crianças inscritas no projeto.


O júri que elegeu os vencedores desta edição contou com Ricardo Carriço (Ator e Embaixador da APCOI), Sportacus (Herói da série de televisão "LazyTown/Vila Moleza"), Vira-Vento (Palhaço e Amigo da APCOI), Mário Silva (Presidente e Fundador da APCOI) e com os restantes sócios fundadores da APCOI.


«Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável», é um projeto desenvolvido gratuitamente nas escolas pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, apoiado pela Médis como mecenas principal e pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal como mecenas oficial. A iniciativa conta ainda com o generoso apoio de várias entidades, que é essencial para que a cada ano letivo se possa dar continuidade a este projeto, nomeadamente:


Parceiros – Direção Regional de Educação da Madeira, Fluviário de Mora, LazyTown/Vila Moleza, Krazy World Zoo, Monte Selvagem e Musical “Robin dos Bosques” de Filipe La Féria;


Apoios – Agência Zero Fotografia, Águas do Vimeiro, Associação de Produtores de Maçãs de Alcobaça, Bicho Carpinteiro, Drope, Imacx, Immochan e JP Sá Couto.


Autarquias Parceiras – Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Câmara Municipal de Amadora, Câmara Municipal de Boticas, Câmara Municipal de Campo Maior, Junta de Freguesia Cascais Estoril, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Câmara Municipal de Celourico de Basto, Câmara Municipal de Coruche, Câmara Municipal de Esposende, Câmara Municipal de Estarreja, Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Lourinhã, Câmara Municipal de Mação, Câmara Municipal de Mealhada, Câmara Municipal de Óbidos, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Câmara Municipal de Portalegre, Câmara Municipal de Portimão, Câmara Municipal de Porto, Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Setúbal, Câmara Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Câmara Municipal de Vila Nova do Poiares, Câmara Municipal de Vizela, Câmara Municipal de Vouzela.


Todas as informações sobre o projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» estão disponíveis em www.heroisdafruta.com. A digressão dos "Heróis da Fruta" pelas escolas vencedoras tem ínicio já este mês e prolonga-se até ao final do ano letivo, nas seguintes datas:


Setúbal, Alcochete, EB1 Samouco


23 de abril


Faro, Tavira, EB Horta do Carmo


28 de abril


Açores, Ponta Delgada, Colégio do Castanheiro


11 de junho


Açores, Ribeira Grande – C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela


12 de junho


Braga, Fafe, JI Montelongo


23 de junho

Bottom Ad [Post Page]