Governo Regional vai adotar projeto “Heróis da Fruta” em todas as escolas dos Açores


O Governo Regional dos Açores e a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil assinaram um protocolo de cooperação que vai permitir estender já neste ano letivo 2014-2015, a adesão de todas as escolas do 1º ciclo e pré-escolar ao projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, num trabalho de parceria que irá envolver a Direcção Regional da Educação. As inscrições para a 4ª edição desta iniciativa de âmbito nacional estão abertas até 10 de Outubro de 2014 para estabelecimentos de ensino, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores através do endereço www.heroisdafruta.com

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil deslocou-se recentemente à ilha de São Miguel para assinar um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores que visa a implementação local da iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” já no próximo ano letivo 2014-2015, em todas as escolas do 1º ciclo e pré-escolar do arquipélago, com o objetivo de incentivar as crianças a ingerir diariamente fruta na quantidade recomendada.

Nesta cerimónia, a Diretora Regional de Educação, Graça Teixeira, salientou ser de “extrema importância” que as escolas dos Açores se preocupem com o combate à obesidade infantil, destacando o seu papel na promoção de hábitos de vida saudáveis, designadamente através da alimentação.

Para a APCOI, esta parceria com o Governo dos Açores representa um enorme passo no sentido de difundir esta iniciativa a todas as crianças desta região. “Nas últimas edições contámos com participações de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar todas as escolas do país. Este acordo, vai permitir-nos chegar já este ano a todas as crianças dos Açores” adiantou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, sublinhando ainda que este programa educativo de incentivo ao consumo de fruta desenvolvido com o objetivo de prevenir a obesidade infantil e as restantes doenças associadas tem produzido bons resultados “a ingestão de fruta aumentou 20% junto das crianças abrangidas”.

Em todo o país, a participação no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” tem aumentado de ano para ano: em 2011 (na primeira edição) inscreveram-se 27.094 alunos, em 2012 eram 36.254 e no ano letivo passado foram 70.357 alunos.