«Missão 1 Quilo de Ajuda» junta famosos para entregar cabazes de fruta solidários



«Missão 1 Quilo de Ajuda» foi o nome escolhido para batizar a nova vertente solidária do projeto «Heróis da Fruta» que vai reforçar a alimentação diária e a inclusão social dos alunos mais carenciados do país, presenteando-os com uma oferta saudável e nutritiva: um cabaz de fruta, entregue todas as semanas, até ao final do ano letivo

A APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil apresentou esta manhã a sua mais recente iniciativa solidária, a «Missão 1 Quilo de Ajuda» e reuniu diversas figuras públicas na Escola Básica Eduardo Luna de Carvalho, em Sintra, que aceitaram dar a cara por este projeto. Teresa Guilherme, Ricardo Diniz e Sónia Lopes juntaram-se para entregar simbolicamente o primeiro de muitos cabazes que serão distribuídos todas as semanas até ao final do ano letivo aos alunos mais carenciados do país.

Para garantir acesso a este alimento essencial para a saúde das crianças, a «Missão 1 Quilo de Ajuda» integrada no projeto pedagógico «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» vai chegar a partir de hoje a mais de 200 crianças, de norte a sul do país.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI e mentor do projeto “Heróis da Fruta” e da “Missão 1 Quilo de Ajuda” garante que "segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, existem mais de 100 mil crianças em risco de pobreza em Portugal, entre as quais, casos urgentes de alunos que chegam à sala de aula de barriga vazia, sendo que muitos destes não levam qualquer lanche para a escola. Distribuir fruta para os alunos que mais precisam é uma necessidade que os professores e educadores que participam no nosso projeto Heróis da Fruta nos pedem desde o primeiro dia".

Desde 2011, a maior iniciativa nacional gratuita de educação para a saúde, "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável", tem vindo a estudar os hábitos alimentares, o peso e os estilos de vida das crianças portuguesas e de acordo com os dados do relatório 2013-2014 deste projeto: mais de 5% das crianças em Portugal tem peso a menos. Por outro lado, mais de 74% das crianças portuguesas não ingere fruta diariamente na quantidade que deveria e este baixo consumo provoca carências e consequências graves: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância.

Uma situação que põe em causa o desempenho escolar e a saúde destas crianças, mas que a APCOI pretende resolver com "uma distribuição semanal gratuita de cabazes de fruta às turmas mais carenciadas do país", afirmou Mário Silva. "Todas as crianças, independentemente do seu peso, precisam de comer fruta, porque esta contém nutrientes insubstituíveis. Apesar de a fruta fresca ter um preço bastante acessível, algumas famílias continuam a não poder incluí-la diariamente na alimentação das crianças e é por isso que agora lançamos esta nova vertente solidária do projeto".

Mário Silva anunciou quais as turmas beneficiárias deste apoio, escolhidas entre mais de 100 candidaturas:

ESCOLATURMALOCALIDADE
EB1/JI Eduardo Luna de Carvalho1BCSintra
Escola Básica de Fonte Santa2Leiria
Escola Básica de Ammaia4ºAPortalegre
EB1 Á-dos-LoucosC3Vila Franca de Xira
Escola Básica de AiresSala 3Palmela
EB da Praia4º AnoPorto
EB1/JI da Quinta Grande2ºCAmadora
EB1 de Armação de PêraAP3Silves
EB1/JI Quinta de São João2ºASeixal
Escola Básica da CovinaSala Pré-EscolarLoures

O evento foi recheado de surpresas, entre as quais, a apresentação de uma competição nacional de “Hinos da Fruta” para a qual os 52.832 alunos que participam na 5ª edição do projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» gravaram 438 telediscos nos quais as crianças partilham a cantar as lições que aprenderam ao longo do projeto e convidam os adultos para eleger os finalistas de cada região através do seu voto no site www.heroisdafruta.com até 10 de março.

Mário Silva lembrou que “este ano cada voto nos hinos da fruta será convertido num donativo para a «Missão 1 Quilo de Ajuda» e acrescentou ainda que “todas as pessoas que votarem solidariamente nos hinos da fruta ficarão também habilitadas a ganhar fantásticos prémios. São mais de duas mil experiências à escolha para parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões. Além disso, há um super prémio para quem mais votar: uma viagem de sonho aos Açores”.

A última revelação da manhã chegou pela voz de Carlos Vidal, o eterno “Avô Cantigas” que integra o Júri que vai avaliar as canções criadas pelas escolas e que é composto por nomes de referência do panorama artístico nacional, nomeadamente: João Gil, Ana Bacalhau (Deolinda), Amor Electro, Maria João, Mário Laginha, Rita Redshoes, OqueStrada, Quinta do Bill, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e pelo maestro Mário Rui.

“Os vídeos estarão disponíveis para votação do público no site www.heroisdafruta.com que determinará os finalistas, mas é ao Júri que cabe a difícil tarefa de escolher as letras mais originais e os videoclips mais criativos. Serão escolhidos 3 vencedores entre os finalistas e ainda um outro vencedor entre os hinos menos votados pelo público”, disse Mário Silva.

A apresentadora Teresa Guilherme que esteve também presente na visita a esta escola mostrou-se surpreendida com as respostas “na ponta da língua” destas crianças: “achava eu que estava a explicar a uma aluna que a fruta é boa porque lhe faz bem à barriguinha e ela respondeu-me que mais do que isso, comer fruta é um hábito alimentar saudável, o que só demonstra que este projeto consegue de facto chegar até às crianças e fazer passar as mensagens mais importantes para melhorar a sua alimentação e a sua saúde”.

Mário Silva encerrou o evento com um agradecimento público "os nossos parceiros são também uma peça fundamental para conseguirmos oferecer gratuitamente esta experiência mágica e tão necessária a cada vez mais crianças. É com grande satisfação que agradecemos às empresas mais preocupadas com a saúde das crianças em Portugal: Clube Pelicas da Associação Mutualista Montepio, Fábrica de Óculos do Cacém, Aquafresh, Fruut, Vitacress, Holmes Place, Jumbo, Maçãs de Alcobaça, Águas do Vimeiro, Konica Minolta e Portugal Telecom".

Entre as várias figuras públicas portuguesas que aceitaram o convite da APCOI, algumas quiseram mesmo deixar uma mensagem de incentivo às crianças, escolas e famílias:

Teresa Guilherme, apresentadora e atriz

"Há muitos pais que não têm possibilidades de enviar um lanche para os filhos, da mesma forma que há muitas crianças que só comem o que lhes dão na escola, por isso, estes cabazes semanais da APCOI vão servir de reforço alimentar a muitas crianças"

Sónia Lopes, bicampeã ibérica de 24 horas BTT

"Sou mãe de um menino com a idade destas crianças e por isso atenta às questões da alimentação infantil. Este trabalho que a APCOI está a fazer nas escolas é fundamental para a saúde destas meninas e meninos"

Ricardo Diniz, navegador solitário

"Quando estou sozinho no mar, o que mais sinto saudades é de comer fruta fresca, porque no mar não há fruta. Somos o que comemos e se comermos alimentos saudáveis, vamos ter uma vida melhor. Que esta nova missão dos heróis da fruta se espalhe por todo o país para construirmos um futuro mais saudável para as nossas crianças"

Carlos Vidal (Avô Cantigas), cantor

Eu admiro muito o projeto Heróis da Fruta e recomendo todos os seus conselhos saudáveis, porque a fruta sempre foi uma coisa muito boa na minha vida!”

Ricardo Carriço, ator e cantor

"Às vezes a falta de tempo, a vida agitada que levamos, faz-nos esquecer de coisas tão essenciais e tão simples, como esta de comer fruta. Bem lembrado, APCOI”

HMB, banda portuguesa

Para nós é um privilégio podermos associar-nos a esta causa. Usar a música para promover hábitos saudáveis entre as crianças é algo que nos entusiasma e do qual queremos fazer parte! Também nos sentimos mais motivados a comer mais fruta desde que conhecemos este projeto”

Filipe Pinto, cantor (vencedor do talent-show "Ídolos")

Associo-me a esta causa porque me identifico inteiramente com os valores promovidos por esta iniciativa: a música, a criatividade e cooperação entre as crianças. Comer fruta proporciona bem-estar ao nosso corpo e espírito.”

Carla Andrino, atriz

Nunca é demais falar de saúde. Nunca é demais incutir nas crianças o gosto pelos alimentos saudáveis. Contem sempre comigo para ajudar as crianças a comer fruta e para tudo aquilo que as torne pessoas mais felizes no futuro”

Ana Bacalhau, cantora (vocalista dos "Deolinda")

Fui uma criança gorda e sofri muito com isso. Hoje sinto-me bem porque mudei a minha alimentação. O meu conselho é: comam muita fruta e, sobretudo, divirtam-se com ela. Não há maior benção do que viver-se uma vida plena de saúde e bem-estar”

Amor Electro, banda portuguesa

Esta iniciativa ajuda-nos a ensinar as crianças de hoje a tornarem-se Heróis saudáveis e felizes amanhã. Muito obrigado por este convite."

Mário Laginha, músico

Fruta é fundamental por ser um dos alimentos que nos pode dar mais vitaminas. É importante que os filhos peçam aos pais para comer fruta.”



Sobre o Projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»
Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 183.395 alunos, no ano letivo 2015/2016 participam no projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», 52.832 alunos de 2.607 turmas, de 875 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal: está estatísticamente comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos «Heróis da Fruta» aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam. Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes. Site oficial do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»: www.heroisdafruta.com

Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 255.363 crianças através das suas iniciativas. Saiba mais em www.apcoi.pt



Para mais informações, por favor, contactar:

APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil

Telm: 960 47 47 00