APCOI vai oferecer mais de 15 mil peças de fruta nas escolas até ao final do ano letivo

A APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil anunciou esta manhã as turmas escolhidas para beneficiar da «Missão 1 Quilo de Ajuda 2016/2017», o fundo de inclusão social destinado ao reforço alimentar do lanche diário dos alunos mais carenciados do país.


Para garantir o acesso diário a este alimento essencial para a saúde das crianças, a iniciativa solidária «Missão 1 Quilo de Ajuda» integrada no projeto pedagógico «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» vai chegar a partir de hoje a 20 turmas, de norte a sul do país, distribuindo cabazes gratuitos, somando mais de mil porções de fruta entregues a cada semana até ao final do ano letivo 2016/2017.

A fruta distribuída nestas escolas é «fresca, da época, adquirida localmente e cada aluno recebe no mínimo uma peça de fruta por dia, para comer no lanche da manhã ou da tarde» clarificou Mário Silva, Presidente da APCOI, acrescentando ainda que “no ano letivo anterior, através da «Missão 1 Quilo de Ajuda» a APCOI conseguiu apoiar 10 turmas compostas marioritariamente por alunos carenciados e este ano conseguiu duplicar o número de turmas beneficiárias, graças ao apoio de algumas empresas solidárias como o Montepio, a Fábrica de Óculos do Cacém, a Aquafresh, a Fruut e a Vitacress. Mas esta missão só termina quando todas as crianças em Portugal que chegam à escola de barriga vazia e que não trazem lanche por dificuldades financeiras da família recebam este apoio.”

Assim, para que nenhuma criança em situação de carência alimentar fique por ajudar, os portugueses podem juntar-se a esta importante causa. Para isso, basta entrar no site www.heroisdafruta.com e participar na votação solidária que está a decorrer até às 23h59 do dia 10 de março de 2017. Cada voto em qualquer hino dos Heróis da Fruta criado pelas escolas reverte na totalidade como donativo para a compra de cabazes para a «Missão 1 Quilo de Ajuda».

Lista das 20 turmas beneficiárias da «Missão 1 Quilo de Ajuda» no ano letivo 2016/2017 está disponível aqui:
ESCOLATURMAREGIÃO
Associação Pomba da Paz - IPSSSala AmarelaLoures
EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida3/4.ºAno DLisboa
EB1 com JI Amélia Vieira Luís1.º ACarnaxide
EB1 AgodimTurma 2Leiria
EB1 Moinhos do Restelo4ºALisboa
Escola Básica de Ouressa3º AMem Martins
Escola Básica de Fonte SantaSala 1Leiria
EB1 de MorelenaB-MRSintra
EB/JI Gomes Freire de Andrade3.ºAOeiras
Escola Básica da MoitaSala VerdeMoita
Centro de Solidariedade Social da AdémiaSala 4-5 anosCoimbra
EB Sophia de Mello Breyner1.º ACarnaxide
EB da Serrinha (J.I.)Sala 1 da PréFafe
Escola Básica nº2 da Lousã - Agrupamento de Escolas da Lousã1ºALousã
EB1/JI n.2 de Queluz2ºLQueluz
Jardim de Infância de RibesSala 2Vila Nova Gaia
E.B.1 nº3 de Vialonga - Quinta das Índias2ºAVialonga
EB Santa Catarina da Serra4°QLeiria
EB1 de Sargento MorTurma 2Coimbra
EB de Casal CombaTurma C12AMealhada