Covid-19: APCOI lança desafio #SairDoSofáSemSairDeCasa para prevenir aumento da obesidade infantil durante o estado de emergência


A crise de saúde pública que o mundo está a enfrentar devido ao novo coronavírus levou ontem Portugal a decretar o estado de emergência e reforça a necessidade absoluta de isolamento social da população para travar a pandemia.

Mas este confinamento irá contribuir também para aumentar o sedentarismo e poderá voltar a agravar a prevalência de obesidade infantil em Portugal, uma doença que afeta milhares de crianças e que apenas no final da última década começou a registar uma tendência decrescente: de 15,3% em 2008 para 12,0% em 2019, de acordo com o estudo COSI 2019.

“As crianças devem mexer-se ativamente pelo menos 60 minutos ao longo do dia e podem continuar a fazê-lo sem sair de casa: dançar, praticar yoga, alongar, saltar à corda e claro, ajudar nas tarefas domésticas como limpar ou cozinhar. Só não vale ficar parado todo o dia no sofá!”, apela Mário Silva, Presidente da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Enquanto o estado de emergência durar, a APCOI quer incentivar os miúdos a “sair do sofá sem sair de casa” e lança o desafio a todas as famílias para que publiquem vídeos ou fotografias nas redes sociais a praticar exercício físico diariamente em suas casas utilizando a hashtag #SairDoSofáSemSairDeCasa


Photo by Caleb Woods on Unsplash