Doentes e profissionais de saúde temem efeito da COVID-19 no agravamento da obesidade em Portugal



No dia 23 de maio de 2020, assinala-se o Dia Nacional de Luta contra a Obesidade e a propósito desta data a Associação dos Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO), a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI)  e a Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI) lembram que a obesidade é uma doença que representa um fator de risco para desenvolvimento de complicações no contexto de infeção por COVID-19. 

Além disso, estas associações mostram-se preocupadas com o efeito que a quarentena e a suspensão de cirurgias e consultas possam vir a ter no agravamento da situação da obesidade em Portugal, uma vez que, segundo um estudo do Instituto Ricardo Jorge divulgado no início do ano, mais de metade (62%) dos portugueses são obesos ou pré-obesos.  

Relativamente à COVID-19, a Federação Mundial da Obesidade (WOF) revela que as doenças relacionadas com a obesidade parecem piorar o efeito da infeção pelo novo coronavírus. 

Por outro lado, a pandemia atual pode contribuir para um aumento nas taxas de obesidade, já que os programas de perda de peso e intervenções cirúrgicas têm sido restringidos nas últimas semanas e é provável que as restrições continuem por mais algum tempo. 

O confinamento também tem impacto na mobilidade e pode levar à inatividade física forçada que, mesmo que por curtos períodos de tempo, aumenta o risco de doença metabólica.

É por isso que neste dia Nacional de Luta contra a Obesidade a APCOI, a ADEXO e a APOBARI pedem às pessoas com obesidade que sigam à risca todas as regras de distanciamento social e higiene respiratória para evitar a infeção por coronavírus e apelam ao Ministério da Saúde para que o tratamento e prevenção da obesidade não sejam colocados em segundo plano.