Anjos gravam videoclip para prevenir obesidade infantil nas escolas


Nélson e Sérgio Rosado juntaram-se ao projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» promovido pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e gravaram o videoclip "A Fruta Faz-me Bem". A música é uma versão do single "A Vida Faz-me Bem" que a banda portuguesa lançou com tremendo sucesso em 2005 inserido no álbum "Alma".



No novo vídeo, os irmãos Rosado comandam um grupo de convidados muito especiais que cantam uma nova letra especialmente adaptada para transmitir mensagens que incentivem as crianças a ingerir mais fruta diariamente.



Para além dos Anjos, o vídeo de agradecimento aos 36.254 alunos que participaram no projeto «Heróis da Fruta» ao longo do ano letivo 2012/2013, conta ainda com o actor e embaixador da APCOI, Ricardo Carriço, o ciclista Ricardo Martins, bem como diversas mascotes infantis e dezenas de voluntários que se quiseram juntar a esta iniciativa.



Durante as gravações do vídeo de agradecimento, Ricardo Carriço, sublinhou que «devido à falta de tempo que os pais têm atualmente, por vezes acabam por fazer o que é mais fácil, o que é mais rápido, e nem sempre se lembram de coisas tão essenciais e tão simples como esta de comer fruta»



Ricardo Martins, campeão nacional em Ciclismo Contra-relógio e Estrada que também dá a cara por outras iniciativas da associação, comentou que come fruta todos os dias, logo de manhã antes de iniciar os treinos e agradeceu a todos os alunos inscritos no projecto, congratulando-os por serem «uns grandes heróis e comerem fruta todos os dias» e por terem «adquirido um hábito que os vai ajudar a crescer mais saudáveis».



Os Anjos que já no próximo dia 5 de Outubro vão comemorar os seus 15 anos de carreira, ao vivo, num grandioso concerto no Campo Pequeno em Lisboa, quiseram também deixar uma mensagem pessoal a todos os heróis da fruta: «ao comerem fruta, vocês não estão a fazer um favor aos outros. Estão a fazer um enorme favor à vossa saúde, e com isso, vão tornar-se crianças, adolescentes e adultos mais saudáveis!».



O projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» nasceu em 2011 para motivar as crianças a comer mais fruta nas escolas, com a missão de prevenir a obesidade infantil, uma doença pediátrica que nos últimos anos assumiu proporções de epidemia mundial. Segundo a OMS, Portugal está entre os países europeus com mais crianças obesas, sendo que apenas 2% das crianças portuguesas até aos 10 anos ingere fruta fresca diariamente e mais de 90% consome fast-food, snacks e bebidas açucaradas pelo menos 4 vezes por semana (COSI 2008). Sendo o consumo diário de fruta um dos fatores mais importantes para uma alimentação saudável pelos nutrientes insubstituíveis que contém, a OMS recomenda a ingestão deste alimento em pelo menos três porções, ao longo do dia.



Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 63.348 alunos, nos quais o impacto do projeto provocou um aumento no consumo diário de fruta superior a 20%, em relação ao reportado antes da intervenção, o projeto «Heróis da Fruta» regressa às escolas para mais um ano letivo.



A iniciativa é gratuita e está aberta à participação de todas as creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo, públicas e privadas.

No site oficial www.heroisdafruta.com estão disponíveis informações detalhadas sobre o projeto e sobre as inscrições.




Veja abaixo o Video Clip da música "A Fruta Faz-me Bem" com a participação dos Anjos: