Petição Fruta nas Escolas: mais de 6 mil assinaturas recolhidas em 7 dias


A petição “Fruta nas Escolas” lançada na semana passada pretendia recolher pelo menos 5 mil assinaturas através do site www.frutanasescolas.com com o objetivo de pedir publicamente aos professores, educadores de infância e outros profissionais de educação de todas as regiões do país para implementarem nas suas salas de aula, o modelo pedagógico “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, que já garantiu em anos letivos anteriores, um aumento médio de 42% na ingestão de fruta no lanche escolar das crianças participantes.

Assinar esta petição é uma forma de dar voz a todos os que se importam com o futuro e com a saúde das nossas crianças. Mas é possível fazer mais, as associações de pais e os encarregados de educação, bem como as autarquias podem e devem apresentar o projeto Heróis da Fruta às escolas e pedir-lhes para participar”, referiu Mário Silva, presidente e fundador da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, organização não governamental, sem fins lucrativos que na passada semana lançou este desafio a todos os portugueses.

Em apenas sete dias, a meta inicial já foi ultrapassada, mas a petição irá manter-se ativa para recolha de assinaturas até 9 de outubro de 2015, data que coincide com o último dia em que os jardins de infância, ATL's e escolas do 1º ciclo poderão inscrever-se na 5ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868.

Depois de fazer a inscrição, sem qualquer custo, a escola recebe acesso aos materiais pedagógicos de que necessita para implementar o projeto. “Fornecemos aos responsáveis da inscrição guias com atividades e fichas de trabalho para ensinar às crianças, de onde vem a fruta, quantas porções devem comer diariamente, qual a importância de variar as cores e as formas ou a necessidade de preferir fruta da época e de produtores nacionais, entre muitos outros temas extracurrículares que incluem lições de agricultura, culinária, ecologia, poupança, higiene e atividade física”, destacou Mário Silva, presidente da APCOI.

Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é atualmente a maior iniciativa nacional gratuita de educação para a saúde do país, tendo já envolvido nas últimas quatro edições mais de 183 mil alunos de todos os distritos e regiões autónomas.

A APCOI acredita que ensinar às crianças quais são os hábitos e os alimentos mais saudáveis nas salas de aula é o caminho certo, rumo à prevenção de doenças como a diabetes ou a obesidade, que já afeta em Portugal, dois milhões de adultos e uma em cada três crianças.


Para mais informações, por favor, contactar:

APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil

Telm: 960 47 47 00 | E-mail: geral@apcoi.pt