54% dos municípios em Portugal desperdiçam apoio europeu para oferta de fruta nas escolas



Lisboa, 9 de setembro de 2021 – A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), analisou os dados do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) relativos ao último ano letivo (2020/2021) e concluiu que apenas 140 (45,5%) dos 308 municípios portugueses aproveitaram as verbas anuais do fundo da União Europeia (EU) no valor de 3 milhões de euros, que têm em vista a disponibilização gratuita de frutas e hortícolas ao lanche em escolas públicas. A APCOI apurou também que apenas 19,8% (61), integram a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e realizou um inquérito para avaliar o grau de consciencialização de diversas autarquias, relativamente à prevalência da obesidade infantil em Portugal.


O inquérito realizado pela APCOI, no contexto nacional de eleições autárquicas em que nos encontramos,  contou com a participação de 126 municípios e concluiu que 85,5% (106) revelaram desconhecer qual a prevalência de crianças com obesidade ou pré-obesidade no seu concelho e apenas 26,6% (33) têm um plano municipal de prevenção para a obesidade infantil. 


Preocupada com o aumento generalizado de peso das crianças no último ano, motivado pelo encerramento das escolas devido à pandemia da Covid-19, a APCOI organizou recentemente um encontro de autarquias com o objetivo de travar o aumento da obesidade infantil, através da implementação do projeto de prevenção “Heróis da Fruta”, em simultâneo com o Regime europeu de distribuição de fruta, hortícolas e leite nas escolas, em todos os municípios nacionais até 2025.


Apenas 34,7% (43) dos municípios participantes no encontro autárquico já tinham implementado nas suas escolas o projeto “Heróis da Fruta” em anos letivos anteriores.


Até ao momento, já houve 40 municípios a aderir ao projeto “Heróis da Fruta” para o ano escolar que está agora a começar. As inscrições abriram no início de setembro e podem ser feitas até dia 16 de outubro,  gratuitamente, através do formulário disponível no site: www.heroisdafruta.com


Lista das autarquias parceiras do projeto “Heróis da Fruta” no ano letivo 2021/2022:


Alcobaça

Idanha-a-Nova

Alfândega da Fé

Ílhavo

Alijó

Lagoa (Açores)

Aljezur

Lamego

Aljustrel

Lousã

Almeirim

Mação

Alvito

Mafra

Aveiro

Mangualde

Avis

Marco de Canaveses

Baião

Olhão

Benavente

Ponte de Lima

Cartaxo

Rio Maior

Castelo Branco

Sabrosa

Castro Marim

Sabugal

Coimbra

Santiago do Cacém

Felgueiras

Tabuaço

Figueira de Castelo Rodrigo

Trancoso

Fundão

Valongo

Golegã

Vieira do Minho

Guarda

Vila Pouca de Aguiar