Dia Mundial da Obesidade 2022 - APCOI lança APP Heróis da Fruta para desafiar famílias a sair do sofá



A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lança hoje, Dia Mundial da Obesidade, a app Heróis da Fruta, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há 10 anos.

O aplicativo, desenvolvido em parceria com os estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk Portugal e o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil. 

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura de cerca de 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes nos vários municípios portugueses que já se juntaram como parceiros desta iniciativa: 

Alcácer do Sal, Alcochete, Alenquer, Alfândega da Fé, Aljustrel, Almada, Almeirim, Almodôvar, Alpiarça, Alvaiázere, Amarante, Braga, Caldas da Rainha, Câmara de Lobos, Castanheira de Pêra, Celorico de Basto, Constância, Coruche, Covilhã, Espinho, Fafe, Fornos de Algodres, Lagoa (Açores), Lagoa (Algarve), Lagos, Lajes do Pico, Marco de Canaveses, Mealhada, Mértola, Montemor-o-Novo, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Penalva do Castelo, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Praia da Vitória, Santa Marta de Penaguião, Santiago Cacém, São Brás de Alportel, São João da Madeira, Sever do Vouga, Torres Novas, Vagos, Valongo, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vouzela.

Cada baú contém saquetas de cartas escondidas, que são reveladas quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html 

Sobre esta app, Mário Silva, Presidente da APCOI, destaca: “Depois do sucesso da iniciativa ‘Heróis da Fruta’ nas escolas, e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil e, consequentemente, na adoção de hábitos de vida que contribuam para a prevenção desta doença, que afeta atualmente uma em cada três crianças”.

Neste contexto, Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, refere que “Brincar e colecionar é inerente a todos nós. Faz-nos sentir felizes. E se o fizermos com amigos ou família ao mesmo tempo que descobrimos deliciosas curiosidades sobre uma alimentação saudável, ainda melhor! Foi essa a missão da ONTOP, ao juntar a nostalgia do colecionismo de cromos com a inovação tecnológica da realidade aumentada. Uma receita cheia de diversão a prometer grandes caminhadas na caça aos tesouros espalhados pelo país.”

Para Helena Novais, Diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal, “apoiar esta iniciativa representa a concretização da visão holística que a empresa pretende para a resposta à obesidade infantil. A par da contribuição para a inovação científica nesta área, queremos, em conjunto com a APCOI e outros parceiros, estar na dianteira da prevenção desta doença, apoiando iniciativas vencedoras que atuem ativamente na melhoria da qualidade de vida das crianças e na gradual redução do impacto da obesidade no nosso sistema de saúde”.

A app Hérois da Fruta encontra-se já disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android.



Experimentem agora mesmo, em família! 
Com a aplicação Heróis da Fruta já instalada em qualquer smartphone, basta apontar a câmara do telemóvel para "abrir" este baú e recolher a primeira saqueta:





Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2010 por famílias preocupadas em prevenir o Obesidade Infantil, uma doença que afeta uma em cada três crianças e que aumenta o risco de desenvolver outras patologias como diabetes, hipertensão ou cancro.

Sobre a ONTOP

Liderada por uma equipa portuguesa com mais de 6 anos de experiência em jogos de realidade aumentada, ONTOP foi fundada em 2018 e desde então tem sido reconhecida com inúmeros prémios internacionais. Potencializada pelas tecnologias de realidade aumentada e 5G a ONTOP está posicionada para ser a plataforma de eleição de entretenimento do futuro.

#WorldObesityDay
#ObesityDayEurope