Maçã de Alcobaça junta-se à APCOI no combate à obesidade infantil

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) acaba de oficializar a sua parceria com o projeto Heróis da Fruta para se juntar à luta contra a doença crónica mais prevalente na infância: a obesidade infantil.

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) assinou esta manhã um acordo de parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) para se juntar oficialmente à maior iniciativa portuguesa de educação para a saúde “Heróis da Fruta” que desde 2011 já melhorou os hábitos alimentares diários de meio milhão de crianças.

Para assinalar o arranque desta parceria é lançada hoje a campanha gamificada “Há Vida No Pomar” na app Heróis da Fruta (gratuita para smartphones) com uma coleção de 60 cartas digitais e centenas de curiosidades lúdico-pedagógicas inspiradas na biodiversidade da fauna e flora que se pode encontrar nos pomares certificados de Maçã de Alcobaça IGP devido ao seu modo de produção sustentável e ambientalmente responsável.

Para completar a nova coleção de cartas “Há Vida No Pomar” desenvolvida pelos estúdios ONTOP, as famílias são convidadas a sair de casa e procurar no “mapa do tesouro” dentro da app Heróis da Fruta, os baús mais próximos presentes em cartazes afixados em mais de 70 municípios parceiros da iniciativa. Também haverá baús à solta nas redes sociais da Maçã de Alcobaça e dos Heróis da Fruta todas as semanas.

Cada baú contém uma saqueta escondida com cartas, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone através da app Heróis da Fruta.

Todas as saquetas abertas pelos jogadores valem pontos e há prémios para quem chegar aos primeiros lugares do TOP Maçã até 21 de dezembro: os três primeiros lugares recebem uma máquina fotográfica de revelação instantânea e até ao 200º lugar ganham lancheiras térmicas.

Mário Silva, presidente da APCOI, explica que a nova parceria vai muito além desta campanha com a app Heróis da Fruta e permitirá distribuir gratuitamente, já este ano letivo, maçãs de Alcobaça a mais de cinco mil alunos nas escolas.

A propósito deste lançamento, o Presidente da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, Jorge Soares refere que “a Maçã de Alcobaça orgulha-se de oficializar publicamente a sua parceria com a APCOI e com o projeto Heróis da Fruta para ajudar a melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas e contribuir assim para que cresçam mais felizes e saudáveis”.

A campanha “Há Vida No Pomar” lançada na app Heróis da Fruta integra o projeto da APMA Vita Maçã, da medida do PDR2020, 10.2.1.5 - Promoção de produtos de qualidade locais.

Download da app Heróis da Fruta disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/download-app.html


Sobre a APMA

A Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) é a entidade gestora da Indicação Geográfica Protegida (IGP) "Maçã de Alcobaça". Fundada a 26 de Janeiro de 2001, com sede em Óbidos e constituída por 22 associados, empresas e organizações de produtores que produzem Maçã de Alcobaça IGP.


Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2010 por famílias preocupadas em prevenir o Obesidade Infantil, uma doença que afeta uma em cada três crianças e que aumenta o risco de desenvolver outras patologias como diabetes, hipertensão ou cancro.


Sobre a ONTOP

ONTOP é um estúdio 100% português que desenvolve jogos em realidade aumentada para múltiplos utilizadores, misturando videojogos e desporto. Fundada em 2018, a equipa ONTOP tem arrecadado múltiplos prémios e lançado diversos jogos para o mercado como Heróis da Fruta, Ghostbusters: scARe e recentemente, ARcade Sports.